A Elgin é uma das marcas mais famosas na indústria de máquinas de costura. Seus produtos abrangem tanto a esfera doméstica, quanto a esfera industrial, desde os modelos mais básicos e iniciantes, até os mais avançados e profissionais.
Seus produtos são conhecidos pela qualidade e durabilidade. A escolha do material de alta qualidade faz parte do modus operandi da marca. Logo, suas máquinas são frequentemente condecoradas pela resistência do desgaste do uso frequente.
Além de ótimos produtos, a marca também se diferencia pela assistência ao cliente. Por possuir uma rede de assistência distribuída pelo país, garante um bom suporte aos compradores e interessados em seus produtos.
Visto a qualidade descrita acima dos produtos da marca, nossa equipe buscou se aprofundar em seus equipamentos e trazer uma lista com as suas melhores máquinas de costura até o momento.
Vale ressaltar que, a Elgin não se limita apenas a máquinas de costura, fabrica também acessórios relacionados e máquinas de bordar. Porém, o enfoque desse artigo serão as máquinas de costura.
Além disso, é importante reconhecer que a escolha final do produto será feita por você. A lista pode ficar desatualizada, os preços mudarem. Mas, principalmente, suas necessidades e vontades pessoais entrarão em jogo.
Elgin Genius Plus JX4035
Elgin JX-4040 36 Pontos
Elgin Pratika
Elgin JX-2040 Portátil 10 pontos
Elgin Premium
Elgin Bella
Saiba mais sobre à Marca Elgin
Primeiramente, falaremos um pouco mais sobre a Elgin para que consiga entender o contexto da empresa e perceber por onde está caminhando.
Fundada em 1864, a Elgin foi uma das primeiras na fabricação de máquinas de costura no Brasil. Ao longo dos anos, a empresa foi se destacando por oferecer produtos de qualidade, duráveis, além de investir em inovações tecnológicas.
Mas, nem sempre foi assim. Inicialmente, a Elgin fabricava relógios de parede – curioso, não?-. Foi só em 1952 que a empresa entrou no ramo de máquinas de costura no Brasil após a parceria com a empresa japonesa Brother.
Ao decorrer do tempo, a Elgin começou a investir em pesquisa e desenvolvimento, além de contar com o know-how da Brother. A partir daí, a marca foi ganhando cada vez mais força e confiança de costureiros inseridos no mercado, culminando então, no sucesso dos dias de hoje.
Como escolher a melhor máquina de costura de Elgin?
Resposta rápida: Faremos a maior parte do trabalho por você e sua maior dor de cabeça será decidir entre as melhores.
Mas, nem tudo são flores. Já dissemos no tópico anterior, mas vale reiterar. Você deve levar em consideração suas necessidades e vontades para decidir qual é a melhor máquina de costura para seu caso.
Porém, podemos lhe ajudar também, indicando alguns pontos que deva prestar atenção ao escolher uma industrial:
Primeiramente, o tipo de costura que pretende realizar com a máquina. Zigue-zague, overlock, entre outros, podem ou não ser ofertados pelo produto, daí sua relevância na escolha;
O volume de produção é outro ponto importante. Analise sua atividade e cheque se a máquina escolhida aguenta as demandas de confecção;
Os recursos e acessórios que a acompanham também terão grande influencia durante a costura. Algumas contém características intuitivas, logo são ótimas para iniciantes; já outras contém recursos muito avançados, perfeitas para profissionais estúdios e ateliês;
Por fim, não se esqueça de checar seu orçamento, avaliações e recomendações de pessoas que já adquiriram o produto.
Os itens citados não só foram usados por nós para montar a lista, como também podem ser utilizados por você para uma escolha mais personalizada e assertiva.
Tipos de máquinas costura domésticas
Embora variem bastante entre si, as máquinas geralmente se encaixam em três tipos: Mecânicas, eletrônicas e computadorizadas.
As mecânicas são operadas e alimentadas manualmente, através de volante ou pedal. Frequentemente contemplam apenas recursos básicos.
As eletrônicas conseguem oferecer recursos adicionais, funções automatizadas e o seu detalhe principal, são alimentadas por energia elétrica.
As máquinas computadorizadas são as que oferecem os recursos mais avançados, como programação de costura, interface digital e até mesmo memória para salvar padrões personalizados.
Lembre-se, cada máquina se subdividirá ainda mais em cada categoria em tipo de costura, quantidade de acessórios e outros recursos.
Máquina de costura Elgin portátil e pequena
As máquinas de costura portáteis e pequenas são voltadas para pequenos trabalhos e demandas mais suaves. São projetadas com enfoque maior em portabilidade e transporte.
Trabalhos do dia-a-dia como retoques, reparos e costuras pequenas são o alvo desse tipo de máquina. Embora algumas possam oferecer recursos mais sofisticados, ainda não aguentarão um grande volume contínuo de tecido.
Além disso, sua velocidade também é menor, impedindo-a, portanto, de trabalhar com tecidos muito pesados, como jeans e couro.
Porém, não se engane. A maioria das demandas básicas domésticas serão atendidas com esses modelos. Além disso, são uma ótima opção para iniciantes ou pessoas que usarão a máquina de maneira esporádica.
Máquina de costura Elgin doméstica
Os modelos domésticos, embora ainda não cheguem no nível dos profissionais, ainda entregam grande qualidade de trabalho e eficiência de tempo. Muitas versões conseguem fornecer para o usuário inúmeros recursos úteis que facilitarão a costura.
Sua velocidade de trabalho e volume de operação conseguem alcançar níveis satisfatórios. Dificilmente uma demanda comum não será solucionada por uma máquina de costura doméstica. Algumas versões podem até mesmo ir além e entregar funções extras, como costura de botões e zíperes.
Por entregar inúmeros tipos de ponto, é interessante observar se o modelo doméstico escolhido contempla o seu. Ainda sobre pontos, vale observar se a sua doméstica tem ajuste de largura e comprimento, afinal, isso trará melhor manipulação e personalização da costura.
Veja também: Como Regular o Ponto da Máquina Elgin Zig Zag
Máquina de costura Elgin profissional
Os modelos profissionais da Elgin são recomendados para costureiros experientes, ateliês e estúdios de costura. Nada impede que um alfaiate iniciante escolha esse modelo, porém, nossa recomendação se faz devido aos inúmeros recursos avançados, alta velocidade de operação requerida e técnica de costura avançada.
As máquinas de costura profissionais da Elgin carregam consigo inúmeros acessórios extras, como agulhas sobressalentes, carretéis, pés calcadores e afins. Além disso, possuem sistemas de controle de tensão de linha, ajuste de comprimento e largura de ponto ou outros recursos para aumentar a personalização e finalização da costura.
Ademais, os modelos são fabricados para aguentar a alta demanda industrial. Sendo assim, são maiores, mais robustos e feitos para lidar com tecidos pesados por longos períodos.
Máquina de costura Elgin para iniciantes
As máquinas que se encaixam nessa categoria variam muito. Muitas vezes um modelo doméstico pode ser recomendado para um iniciante por conter recursos intuitivos e de fácil manuseio. Outras vezes, a recomendação de outro modelo doméstico pode não ser uma boa esocolha.
Máquinas que se enquadram nesse contexto de pouca experiência devem oferecer atributos que facilitem a costura, afinal, o operador não possui muitas habilidades. Devem, também, oferecer recursos intuitivos, além de um design menos complexo.
Iniciantes devem se atentar aos acessórios extras, pois esses podem vir a calhar e ajudar bastante durante momentos específicos. Uma simples chave de fenda que acompanhe o kit pode salvar muito tempo.
Máquina de costura Elgin barata e com os menores preço
As máquinas de costura mais baratas da Elgin, como em qualquer outra marca, serão aquelas com funções mais simples e design menos robusto. Evidentemente, sua capacidade de trabalho também será reduzida. Porém, não se engane, muitas conseguem entregar uma boa qualidade de trabalho e ainda apresentar preços bem democráticos.
Ao se tratar da Elgin, a durabilidade e qualidade de material são registro da marca, portanto, seus modelos serão resistente e bons. A marca também consegue reunir em várias opções inúmeros recursos úteis
Máquina de costura Elgin elétrica
As máquinas elétricas, geralmente, oferecem recursos adicionais e dão mais suporte para a costura. Frequentemente são mais rápidas e eficientes do que as mecânicas.
Suas funções permitem maior controle sobre o tecido, que por sua vez permite um coser mais refinado e sofisticado. As personalizações também são mais acentuadas devido ao maior controle dos pontos e da velocidade da máquina.
A maioria desses modelos conta com ajustes de tensão para linha e passadores automáticos. Diminuindo assim, o tempo perdido pelo operador para passar agulha ou refazer costuras.
A grande variedade de pontos que esse tipo de máquina oferece cobre a maior parte das demandas dos costureiros. Pontos ovelock, de retrocesso e alguns até para quilting são encontrados em vários modelos elétricos. A personalização e trabalho artístico não são um problema para essas máquinas.
Máquina de costura Elgin digital
As máquinas digitais estão nas categorias das mais avançadas. Seus recursos são extremamente sofisticados, portanto, não recomendados para iniciantes ou pessoas que tem a costura como hobby ou uso esporádico.
É nessa categoria de modelo que encontramos as máquinas com telas LCD, padrões de costura replicáveis e até importação de dados para outros parelhos. Sua anatomia, geralmente menos robusto, porém muito potente levam a uma combinação de alta performance.
Esse modelo é muito usado para situações cuja personalização ou especificação é bem alta. Ateliês de moda ou costureiras que mexem com personalização de roupas geralmente utilizam esse tipo de equipamento.
Obviamente, a alta modernidade das máquinas, junto de sua grande variedade de recursos a tornam um tanto quanto mais caras e menos democráticas. São voltadas para estilistas e alfaiates mais experientes.
1 – Elgin Genius Plus JX4035
A versatilidade desse modelo é fenomenal. Seus recursos auxiliam desde o mais iniciante até o mais experiente costureiro.
Trabalhos de precisão são facilmente atingidos devido a sua seleção de largura e comprimento de ponto. Todas essas informações são dispostas em sua tela LCD embutida.
Seu botão de start/stop de operação sem pedal permite melhor acessibilidade, o que por sua vez, a torna uma máquina mais versátil ainda.
Conta com 35 pontos diferentes, como zigue-zague, decorativos e retos para que o alfaiate personalize e pratique sua criatividade a vontade. Além disso, conta com passador automático de linha, bobinas, agulhas e até pés calcadores em seu kit
Possui braço livre e mesa extensora para maior área de trabalho e costura de peças cilíndricas de difícil acesso. Ademais, conta com velocidade ajustável para maior precisão na costura.
Ficha técnica
Elgin Genius Plus JX4035 | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco/Azul |
Material | ——— |
Dimensões do produto | 18.6 x 38.5 x 29.2 cm. |
Peso do produto | 6,5 kg |
Voltagem | 110 ou 220 Volts |
Melhor máquina de costura doméstica elgin
Sendo assim, a Elgin Genius Plus JX4035 é excelente para quem está em busca de uma máquina versátil, democrática e com recursos intuitivos. A combinação de atributos permite seu uso por diversos públicos com diversos níveis de experiência.
Dará conta de inúmeros projetos e demandas que lhe forem impostos, por isso, ocupa o topo de nossa lista.
2 – Elgin JX-4040 36 Pontos
Os 36 pontos da Elgin JX-4040, sua velocidade de 700 pontos por minuto e os vários acessórios a tornam uma excelente máquina de costura no mercado.
Possui luz LED e braço removível para aumentar a ergonomia e conforto do costureiro enquanto trabalha, e facilita a atividade ao possibilitar melhor coser de peças cilíndricas. Prega botões e prega zíperes também estão inclusos.
Mesmo tendo inúmeros pontos, como overloque, decorativos, flexíveis, triplos reforçados, entre outros, ainda consegue ser uma máquina muito portátil e leve. Além disso, sua alça de transporte também entra na jogada aumentando mais ainda sua mobilidade.
Por último, possui bobina de aço inox e passador de linha na agulha para auxiliar o alfaiate durante a costura e trazer maior segurança de trabalho.
Ficha técnica
Elgin JX-4040 | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco |
Material | ——- |
Dimensões do produto | 30 x 42 x 17 cm |
Peso do produto | 5,8 kg |
Voltagem | 127 ou 220 Volts |
A melhor máquina de costura elgin mais completa
A JX-4040 da Elgin é um modelo completo, cheio de pontos úteis e diferenciados. Mesmo sendo uma máquina portátil, ainda entrega muitas qualidades presentes em uma semi-profissional. Sendo assim, a combinação de qualidade e simplicidade são perfeitas.
Nosso time a recomenda para todos que desejam uma máquina de qualidade e muito bem avaliada.
3 – Elgin Pratika
Máquina eletrônica, 51 pontos diferentes e ajustáveis, inúmeros recursos úteis e versáteis. Essa é a Elgin Pratika JX2051. Possui velocidade de operação de até 750 pontos por minuto, mais do que suficiente para as demandas mais frequentes de costureiros e alfaiates.
Dentre os 51, um de seus pontos é o de retrocesso para reforço de áreas sensíveis da costura. Além disso, o braço livre lhe ajudará acessar áreas de peças circulares, como mangas e golas. Sistema de controle de tensão de linha para melhor se adaptar a cada tecido e enchedor de bobina automático também fazem parte do kit.
Tem um design compacto e leve para transporte e armazenamento. Preço democrático e variedade de acessórios para auxílio nas atividades.
Mas, vale ressaltar que, por não se tratar de uma máquina robusta e imensa, ela não consegue dar conta de tecidos grossos e pesados. Porém, não deixa de ser uma excelente escolha.
Veja também: Elgin Pratika é boa: Conheça as vantagens da máquina de costura
Ficha técnica
Pratika JX2051 | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco/Roxo |
Material | ——- |
Dimensões do produto | 15 x 33 x 26 cm. |
Peso do produto | 5,5 kg |
Voltagem | 110 ou 220 Volts |
Melhor Máquina de Costura elgin para iniciantes
Por ser uma máquina confiável e com recursos intuitivos e satisfatórios, a Pratika JX2051 é recomendada tanto para iniciantes, quanto intermediários na costura.
Conta com enorme gama de acessórios úteis para o alfaiate. Porém, não é uma máquina robusta e sua proposta não envolve demandas astronômicas, portanto, não aguenta lidar com tecidos pesados e grosso. Porém, ainda se faz ótima opção
4 – Elgin JX-2040 Portátil 10 pontos
Pequenina, sutil e modesta. A JX-2040 da Elgin é um modelo mais recatado, cujos pontos cerceiam os mais básicos. Retos, zigue-zague, flexíveis e decorativos são sua marca. Mesmo sendo diminuta, possui retrocesso de ponto para reforçar áreas sensíveis da costura.
Muito popular pela sua leveza e capacidade de ser compacta. Transporte e armazenamento não são problemas para esse modelo.
Possui controle de velocidade. Ideal para iniciantes com pouca técnica e que ainda não se acostumaram as altas velocidades de algumas máquinas. Além disso, possui passador automático de linha.
Possui braço livre e acessórios como calcadores, agulhas extras e bobinas. Para encerrar, conta com luz embutida para maior visibilidade da área de trabalho e conforto durante a atividade.
Ficha técnica
Elgin JX-2040 | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco/Rosa |
Material | ——– |
Dimensões do produto | 14D x 34W x 26H cm |
Peso do produto | 7 kg |
Voltagem | 220 Volts |
A melhor máquina de costura elgin portátil
A Elgin JX-2040 entrega vários recursos úteis, desempenha muitas funções e tudo isso por um bom preço. Leve e pouco volumosa, entrega muito mais do que o esperado de seu design simples.
Além disso, traz, em seu kit, acessórios mais do que suficientes para amparar o costureiro. Muito popular e versátil. Recomendamos para quem busca máquinas eficazes e portáteis.
5 – Elgin Premium
O modelo Premium da Elgin é voltado para atender às necessidades de costureiros profissionais e mais experientes. Sendo um dos modelos mais avançados da marca, recomendamos para entusiastas que buscam aperfeiçoar suas habilidades na costura e usufruir de recursos adicionais.
Conta com um design robusto e resistente. Seu motor potente e silencioso permite uma atividade sutil e eficaz.
Conta com inúmeros pontos, tais como decorativos e utilitários, cujo comprimento e largura podem ser ajustados caso o costureiro sinta necessidade de adaptá-los à sua confecção.
Possui passador automático de linha para agilizar o trabalho do alfaiate e capacidade de costura em várias camadas de tecido. Excelente para trabalhar com materiais pesados e robustos.
Sua mesa extensora aumenta a área de trabalho para trabalhar com confecções maiores, enquanto os inúmeros acessórios dão amparo ao alfaiate.
Ficha técnica
Elgin Premium | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco/Rosa |
Material | ——— |
Dimensões do produto | 17D x 38W x 29H cm |
Peso do produto | 5,6 kg |
Voltagem | Bivolt |
A melhor máquina de costura elgin digital
A máquina de costura Premium da Elgin é uma escolha popular entre costureiros que buscam um modelo de qualidade. Faz jus à sua fama através dos recursos avançados e alta capacidade de lidar com projetos de todas as naturezas.
Atende a diversas necessidades, sejam elas de profissionais, sejam de entusiastas.
6 – Elgin Bella
Mecânica, a Elgin Bella foi projetada para lidar com necessidades básicas. Seu enfoque é em cobrir o necessário e conservar portabilidade.
Conta com pontos zigue-zague, reto e de acabamentos, além de sua respectivo ajuste de largura e comprimento. Portanto, o costureiro conseguirá aproveitar a variedade de pontos para explorar sua criatividade na criação e personalização de peças.
A Elgin Bella possui luz LED, passador de linha e braço livre para facilitar o coser e aumentar a ergonomia do operador.
Possui caixa de bobina transparente para facilitar o “check up” de linha disponível, sendo assim, evitando que acabe no meio de uma peça.
Além disso, conta com acessórios como calcadores para zíperes e botões, agulhas extras e bobinas sobressalentes.
Ficha técnica
Elgin Bella | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco/Rosa |
Material | ——— |
Dimensões do produto | 12D x 30W x 26H centímetros |
Peso do produto | 1,9 kg |
Voltagem | Bivolt |
A melhor máquina de costura domestica
Nossas informações podem variar de acordo com possíveis atualizações feitas pela marca. Porém, em todo caso, a Elgin Bella sempre será uma máquina perfeita para tarefas domésticas básicas.
Por ser confiável, a recomendamos para qualquer iniciante no mundo da costura que esteja buscando uma ótima opção portátil, barata e com funções e desempenho satisfatório.
Conclusão
A Elgin é uma marca que nem sempre foi o que é hoje. Começou com relógios de parede e migrou para os então eletrônicos e, em nosso objeto de foco, para as máquinas de costura. Após fundir seu conhecimento com empresas parceiras, imergiu no mundo da costura. A partir daí, começou a expandir seu negócio e ganhar espaço entre costureiros e alfaiates.
A medida que foi crescendo, a Elgin se solidificou e ficou famosa por produtos de qualidade e resistência. Suas máquinas e acessórios relacionados foram crescendo junto da marca.
A Elgin produz os três tipos de máquinas de costura, mecânicas, elétricas e eletrônicas. Seus produtos também passam desde o mais simplório e pequeno, até o mais profissional e robusto design. A empresa decidiu optar por várias opções em vez de focar em só um público alvo.
Como visto acima, inúmeras máquinas de diversas categorias podem cambiar funções e até mesmo ocupar mais de uma categoria. Portanto, preste atenção nos detalhes e funções de cada uma. As vezes, embora sua demanda seja doméstica, uma portátil já é o suficiente para lhe satisfazer.
Lembre-se também de analisar suas necessidades e checar a proposta da máquina. Não há sentido algum em buscar modelos com propostas inadequadas às suas exigências.
Além disso, sempre é nossa recomendação observar as informações do fabricante sobre a máquina desejada e suas respectivas limitações. Dúvidas subsequentes sobre uso, armazenamento, cuidados ou qualquer utilidade será melhor respondido pelo fabricante.
Sempre que estiver em dúvida sobre recomendações, visite fóruns de discussões e cheque fontes diferentes de opinião sobre o mesmo produto.
Por fim, não se que esqueça que, por mais que tenhamos feito a lista com base em características gerais para facilitar sua vida, a escolha final ainda é sua. Analise sua situação individual e lembre de considerar aspectos que não só melhorem a costura em si, mas também a sua experiência com a atividade, recursos que tornam a experiência mais vívida, mais humana, mais divertida!
Veja mais
Veja também: Premium Elgin JX-10000 é boa: Análise Completa do Produto
Veja também: Overlock 1000 Elgin Portátil: Conheça os prós e contras desta máquina de costura
Veja também: Elgin Bella é boa? Conheça a qualidade e desempenho do produto.
Veja também: Elgin JX-2040 10 pontos é boa: Conheça os recursos da máquina de costura