As melhores máquinas de costura no mercado são as industriais. Uma empresa não pode se dar ao luxo de bancar um equipamento que não dê conta de suas demandas, muito menos com falhas recorrentes ou que atrase sua linha de produção.
Porém, você não precisa ser uma empresa ou fábrica para conseguir usufruir das mesmas oportunidades de uma. Ao pensar em uma máquina de costura profissional, com recursos extras e capacidades além do normal, vêm, à nossa mente, máquinas enormes com esteiras gigantes e botões de sobra.
Isso não precisa ser verdade. Principalmente nos dias de hoje, o avanço da tecnologia permitiu que todos os ramos sofressem atualizações, com a costura não foi diferente. Você, tranquilamente, consegue adquirir uma máquina de costura que lhe sirva com excelência e qualidade sem precisar de 25 metros quadrados de chão de fábrica para isso.
Nesse artigo, vamos lhe mostrar máquinas de costura industriais com potencial profissional para poder evoluir ainda mais sua costura e habilidades na atividade.
A lista foi feita com base em critérios escolhidos por nossa equipe e servirá para lhe ajudar na tarefa de busca e comparação entre cada produto. Elencaremos também as suas características gerais, dando um panorama sobre cada máquina e seu uso.
Reta Singer 114G-20CFB
Reta Yamata FY-8700
Máquina de Costura Industrial Jack F4
Semi Industrial S Yamata
Máquina de costura Reta Industrial Yamata + mesa
Industrial Reta BRACOB
Industrial Yamata Interlock
Industrial com Braço Cilíndrico
Singer Heavy Duty HD6805
Veja as melhores máquinas de costuras domésticas
Quais são as diferenças entre a máquina de costura industrial e doméstica?
A principal diferença e a mais óbvia entre esses dois tipos de máquinas é a sua finalidade. Embora sejam projetadas para a mesma atividade, costurar, ainda divergem em recursos, capacidades e desempenho. Ou seja, muitas coisas farão com que cada uma desempenhe melhor em determinada situação.
Enquanto as máquinas de costura doméstica são projetadas para uso pessoal e diminuto, as industriais foram feitas para uma produção em larga escala, de grande porte. As domésticas têm sua finalidade voltada para reparos do dia-a-dia; Já as Industriais conseguem trabalhar por muito tempo sem parar.
A velocidade delas também é diferente. Por norma, as industriais tem sua velocidade de pontos por minuto (PPM) e eficiência maior do que as domésticas. Porém, essas brilham melhor nas mãos de iniciantes, já que possuem uma velocidade de operação mais baixa, portanto, de fácil manuseio, completo oposto daquelas.
A durabilidade das máquinas industriais também é maior. Sua estrutura é projetada para uma maior durabilidade, portanto, sua estrutura é mais robusta e firme para resistir ao trabalho constante e prolongado com tecidos pesados.
Como esperado, as domésticas possuem um kit de acessórios reduzido quando comparado ás profissionais. Embora tenham uma seleção útil e satisfatória, ainda não conseguem bater de frente com o kit completo e melhor amparados das profissionais.
Além de tudo isso, o preço das profissionais costuma ser mais salgado; Enquanto as domésticas já ficam nas faixas mais democráticas por ser voltada para um público maior e mais abrangente.
Qual a melhor máquina de costura industrial para comprar?
A melhor máquina de costura industrial para comprar, com base em nossos critérios, é a Reta Singer 114G-20CFB. Mais a frente do artigo faremos uma revisão completa com suas características, vantagens e possíveis usos.
Porém, vale sempre lembrar que a melhor máquina de costura, independente de seu tipo, seja industrial, doméstica ou qualquer outro tipo, só pode ser considerada a melhor dentro de um contexto específico.
Pessoas diferentes terão necessidades diferentes, portanto, demandas diferentes. A subjetividade de cada indivíduo ditará, em cada caso, qual é o melhor produto.
Ainda assim, existem maneiras de caracterizá-las de maneira geral, por isso conseguimos dispensar a análise individual e categorizá-las nesse artigo com base nos critérios abaixo.
Como escolher a melhor máquina de costura industrial
Ao escolher a melhor máquina de costura industrial, preste atenção nos seguintes itens:
- Tipo de costura
- Durabilidade
- Qualidade de construção
- Volume de produção
- Recursos
- Acessórios
- Suporte e assistência técnica
- Orçamento
- Avaliações ou recomendações
Esses pontos são diretrizes gerais para voltar sua atenção, além de suas necessidades pessoais. Com isso em mente, conseguirá ter um panorama do que buscar em uma máquina de costura.
Tipos de máquinas de Costura industrial
Existem vários tipos de máquinas de costura industriais:
As retas, ou de ponto fixo, são usadas, como seu nome indica, para costuras retas em tecidos leves e médios e amplamente usadas na indústria para costuras comuns e muito requisitadas, como fixação de etiquetas.
As de overlock são específicas para a costura overlock, ou costura de acabamento. Cortam e fazem a costura ao mesmo tempo, além de dar um acabamento profissional nas peças.
As galoneiras, ou máquinas de cobertura, são utilizadas, como seu nome indica, para cobertura de tecidos esticados. Muito usadas na costura de bainhas ou elementos decorativos.
As de ponto corrente são usadas para unir camadas de tecido ou criar efeitos visuais em algumas peças. Muito utilizadas em roupas íntimas com decote ou roupas de banho.
As de braço livre possuem um braço estreito para melhor trabalho em áreas complexas e de difícil costura.
As especiais são voltadas para costuras e demandas específicas, por exemplo a aplicação de zíperes, costuras de couro e calçados. São máquinas adaptadas e que divergem em sua estrutura para satisfazer setores específicos.
Escolha a máquina de costura de acordo com a necessidade
Como dito anteriormente, embora possamos categorizar as máquinas através de diretrizes gerais, as subjetividades de cada indivíduo devem ser consideradas na escolha de uma máquina de costura.
As características do produto devem convergir para a satisfação das suas demandas. Utilize os pontos citados anteriormente para entender se sua máquina se encaixa em seu uso.
As do tipo overlock são conhecidas pela sua função de acabamento, logo, muito bem vinda em ateliês de costura ou por alfaiates mais experientes. As especiais possuem funções específicas, portanto, escolhidas para confecções pontuais e pouco comuns.
Assim deve ser sua análise. Não se esqueça, também, de considerar seu orçamento e opiniões de quem já adquiriu e testou o produto.
Top 10 Melhores Máquinas de Costura Industrial em 2023
Já discutimos a diferença entre uma máquina de costura doméstica e uma industrial, já discutimos sobre qual é o melhor produto, como escolhê-los e também quais são seus tipos. Segue, agora, a fio, a lista que nossa equipe preparou das top 10 melhores máquinas de costura industrial em 2023.
1 – Industrial Reta Singer 114G-20CFB
A 114G-20CFB da Singer, como seu nome sugere, é projetada para costura retas. Possui não só alto desempenho, mas também alta velocidade de costura. Além de eficiência em confecções de alta demanda.
Seu sistema de alimentação de tecido conta com dentes impelentes inferiores, que tornam a passagem do tecido suave e uniforme, evitando dobras e sulcos.
Conta com ajuste de ponto para diferentes tipos de tecido e variados estilos de costura, a Singer 114G-20CFB consegue ajustar o comprimento do ponto para se adequar a qualquer projeto que lhe seja requerido.
Possui uma alta durabilidade devido a sua estrutura robusta e firme. Além disso, a escolha de materiais para sua construção a tornam extremamente resistente ao trabalho industrial em larga escala.
Por se tratar de uma marca reconhecida e grande, a Singer consegue entregar uma boa experiência de usuário. Facilmente conseguirá assistência técnica ou peças de reposição para compra.
Além de tudo isso, a Singer 114G-20CFB é muito versátil, pois, devido a sua combinação de recursos, consegue realizar uma grande variedade de projetos e confecções, sejam eles peças comuns, sejam produtos têxteis no geral.
Ficha técnica
Singer 114G-20CFB | |
---|---|
Marca | Singer |
Cor | Cinza/Branca |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 120 x 80 x 55 cm. |
Peso do produto | 65 kg |
Voltagem | 127 ou 220 Volts |
A melhor máquina de costura industrial e profissional
A Singer 114G-20CFB é a melhor máquina profissional que poderá buscar. Suas especificações são voltadas para trabalhos pesados e contínuas. A robustez de seu design entrega enorme resistência e durabilidade.
A versatilidade dessa máquina também não fica de lado. Conta com inúmeros recursos, que juntos, podem transformar uma simples máquina num ateliê completo capaz de trabalhar os mais diversos tecidos.
2 – Reta Yamata FY-8700
A nossa segunda da lista, a Yamata FY-8700 possui algumas semelhanças com a anterior. Incrível velocidade de costura, até 5500 pontos por minuto e robusteza de operação. Além de contar também com o mesmo sistema de alimentação de tecido com dentes inferiores impelentes.
Possui sistema de ajuste de comprimento de ponto e de tensão da linha. A costura, então, pode ser realizada com esmero e técnica pelo operador, que poderá, por sua vez, garantir uma confecção de alta qualidade.
Seus materiais são resistentes, portanto, sua construção sólida e firme. Como uma máquina industrial, seu design foi projetado para aguentar horas a fio de trabalho intenso com tecidos pesados. Portanto, uma excelente opção para quem busca uma opção durável.
A Yamata FY-8700 também conta com boa assistência técnica e disponibilidade de peças no mercado devido a sua popularidade.
Além disso, a máquina conta com um arsenal de acessórios extras, dentre eles agulhas e carretilhas sobressalentes.
Ficha técnica
Yamata FY-8700 | |
---|---|
Marca | Yamata |
Cor | Branca |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 120 x 60 x 40 cm |
Peso do produto | 65 kg |
Voltagem | Bivolt |
A melhor máquina de costura industrial reta
A Yamata FY-8700 além de ser uma máquina de costura robusta, confiável e durável, ainda traz versatilidade e usabilidade em seu kit. Seu conjunto de recursos a tornam uma máquina desejada em vários estúdios de costura.
Embora possua inúmeras qualidades, é sempre importante consultar as informações fornecidas pelo fabricante para obter detalhes completos sobre o modelo específico que você está considerando.
3 – Industrial Jack F4
A Jack F4 é uma das máquinas que estão em nosso pódio não atoa. Sua velocidade de até 5500 pontos por minuto e alto desempenho industrial a tornam uma das melhores escolhas para o ramo.
Sua grande facilidade de operação a torna até mesmo utilizável por iniciantes. Seu controle de ajuste de largura e comprimento de ponto, por exemplo, são selecionáveis por controles e botões intuitivos. Ou seja, mesmo sendo uma máquina profissional, ainda resguarda um design simples que lhe garante versatilidade.
Essa máquina também conta com tecnologias avançadas para eficiência e precisão na costura. É muito comum encontrar alguns modelos com painéis de controle touchscreen e ajustes de tensão automática da linha, ou até mesmo programação de padrões de costura.
Seu motor direct-drive a tornam mais compactas que outras opções do mercado, além de oferecer ótima economia de energia devido ao seu modo “standby” quando ligado à tomada sem costurar.
Ficha técnica
Jack F4 | |
---|---|
Marca | Jack |
Cor | Branca/Azul |
Material | Liga de aço |
Dimensões do produto | 65 x 26 x 55 cm |
Peso do produto | 75 kg |
Voltagem | 110 Volts |
A melhor máquina de costura industrial completa
A Jack F4 é um modelo completo, com um design ao mesmo tempo robusto, resistente e intuitivo. Portanto, traz consigo as capacidades de uma máquina industrial, sem que exija um nível extremo de experiência em costura, muito recomendada até para iniciantes.
Muitas vezes, vem com recursos avançados tecnologicamente que tornam a costura precisa e de altíssimo nível, além de tornar a experiência de costura mais agradável.
4 – Semi Industrial S Yamata
A Semi industrial S Yamata não possui uma extrema velocidade de trabalho igual outras, porém ainda de maneira satisfatória consegue dar conta de um bom fluxo de produção. Ademais, também desempenha de maneira confiável e duradoura.
Como outras do seu estilo, conta com ajuste de comprimento e largura do ponto, para que assim, o costureiro tenha maior liberdade durante sua costura e a ajuste conforme suas necessidades..
Por ser semi industrial, a S Yamata não é completamente voltada para produções extremamente desgastantes. Porém, ainda assim é uma máquina de muita resistência, logo, é uma grande aliada para quem busca um produto que esteja no meio termo entre o profissional e o amador.
Ainda em se tratando de ser semi industrial, esse modelo traz consigo grande versatilidade pela sua ampla gama de trabalho com diferentes tecidos e aplicações.
Essa máquina conta também com bons recursos adicionais para lhe ajudar ainda mais durante a costura. Seu kit contém suporte para vários tipos de costura e pontos, além de acessórios que ajudam no acabamento das peças.
Ficha técnica
S Yamata | |
---|---|
Marca | Yamata |
Cor | Bege |
Material | ——– |
Dimensões do produto | 120 x 60 x 40 cm |
Peso do produto | 70 kg |
Voltagem | 110 ou 220 Volts |
A melhor máquina de costura industrial zig-zag
A S Yamata contempla o meio do caminho entre boas produções industriais e a facilidade de operação de uma máquina amadora. Menos robusta que uma industrial completa, porém, mais resistente que uma doméstica.
Em comparação a máquinas industriais completas, a máquina S Yamata é mais democrática em termos de custo. Ela oferece recursos semi industriais a um preço mais acessível.
5 – Reta Yamata + Mesa
Já discorremos sobre a máquina de costura industrial reta Yamata. Agora, junto de sua mesa, temos um produto ainda mais completo que lhe ajudará em seus serviços de costura e bordado.
Enchedor de bobina e lançadeira de movimento horizontal de alta produtividade são um dos recursos que ajudam a costureira a aumentar sua produção sem se preocupar com manuseios e trocas desnecessárias.
Além disso, conta com calcadores por alavanca e joelheira para melhor ergonomia do operador e manuseio da máquina.
Incrível velocidade de costura, até 5500 pontos por minuto e robusteza de operação. Além de contar também com o mesmo sistema de alimentação de tecido com dentes inferiores impelentes.
Possui sistema de ajuste de comprimento de ponto e de tensão da linha. A costura, então, pode ser realizada com esmero e técnica pelo operador, que poderá, por sua vez, garantir uma confecção de alta qualidade.
Seus materiais são resistentes, portanto, sua construção sólida e firme. Como uma máquina industrial, seu design foi projetado para aguentar horas a fio de trabalho intenso com tecidos pesados. Portanto, uma excelente opção para quem busca uma opção durável.
Além disso, a máquina conta com um arsenal de acessórios extras, dentre eles agulhas e carretilhas sobressalentes.
Ficha técnica
Reta Yamata completa | |
---|---|
Marca | Yamata |
Cor | Branca |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 120 x 60 x 40 cm |
Peso do produto | 65 kg |
Voltagem | Bivolt |
A melhor máquina de costura industrial silenciosa e com mesa
A Yamata com mesa é a versão completa da Yamata FY-8700, portanto, carrega consigo todas as vantagens de sua “irmã”, porém com um acréscimo de maior espaço para trabalho e melhor apoio durante a costura.
Ambas são excelentes, silenciosas e elevam a qualidade de trabalho a nível industrial.
6 – Reta BRACOB
Modelo robusto e versátil, a BC-5000 da BRACOB é voltada para a indústria têxtil. Possui altíssima velocidade de costura e alto desempenho durante o serviço.
Tem ajuste de largura e comprimento de ponto, assim como controle de tensão da linha. Ambos formam um conjunto de controle e personalização durante a costura, além de um ajuste mais adequado aos diferentes tipos de tecido.
Possui robusteza e resistência. A estrutura sólida e materiais firmes garantem a durabilidade da máquina e permitem que o usuário tenha tranquilidade quanto ao seu desgaste. Consegue trabalhar em confecções de peças pesadas por bastante tempo.
Além disso, ela oferece uma variedade de pontos de costura, dentre eles o de costura reta, zigue-zague, ponto corrente e até mesmo decorativos.
Em seu kit, o produto disponibiliza diferentes opções de mesa e motor, permitindo que você escolha a configuração mais adequada para o seu ambiente de trabalho e conforto.
Ficha técnica
BC-5000 – BRACOB | |
---|---|
Marca | Bracob |
Cor | Bege |
Material | ———— |
Dimensões do produto | 40 x 120 x 60 cm |
Peso do produto | 75 kg |
Voltagem | 110 ou 220 Volts |
A melhor máquina de costura industrial Bracob
A BC-5000 da BRACOB é um dos modelos mais completos no mercado ao se falar em máquinas industriais. Sua potência, velocidade, ergonomia e combinação de recursos a tornam uma opção extremamente competitiva no mercado.
Aliado a isso, a Bracob, por ser uma marca confiável e reconhecida, consegue atrair mais ainda a atenção para seu modelo, afinal, assistência técnica e substituição de peças não serão problemas.
7 – Yamata Interlock
Esse modelo da Yamata, por ser interlock, tem enfoque na costura de tecidos elásticos e malhas, tais como lycra e jersey. Isso se deve ao seu sistema de alimentação diferencial, que permite o controle da tensão do tecido durante a costura.
O que permite também a costura em malhas elásticas é a sua altíssima velocidade. O modelo possui cinco linhas para criar uma costura elástica, resistente e firme.
Suas características de ajuste de comprimento de ponto e passagem de linha identificada através de cores gravadas internamente permitem um manuseio intuitivo e facilitado do equipamento.
O produto também acompanha mesa, estante e motor, levando a um setup completo para a costureira poder trabalhar. Além de conter sistema de lubrificação automática e visor para checagem do nível e fluxo de óleo.
Por questões de segurança, esse modelo também conta com protetores de olhos, dedos e correia, visando o bem estar do operador.
Ficha técnica
Interlock FY55 | |
---|---|
Marca | Yamata |
Cor | Branca |
Material | Ferro fundido |
Dimensões do produto | 40D x 120W x 60H cm |
Peso do produto | 155 kg |
Voltagem | Bivolt |
A melhor máquina de costura industrial overlock
A Interlock FY55 é uma máquina industrial completa e com uma grande variedade de recursos para controle da costura e manuseio de malhas elásticas como lycra e jersey.
Seus 5 fios e kit completo -mesa, estante e motor- são essenciais para a atividade, principalmente em um nível mais elevado de produção e qualidade.
8 – Máquina Costura Industrial com Braço Cilíndrico
A máquina de costura Sstc3705 da Sun Special é um dos modelos que são voltados para costuras especiais. Seu design único não é atoa. O braço cilíndrico serve especificamente para o coser de peças de difícil manuseio.
Indicada para a fabricação de carteiras, acessórios e cintos. Sua anatomia a torna excelente também para o fechamento de colchões e fabricações de bolsas no geral.
Com a incrível velocidade de 1800 PPM, sua costura é ágil e eficaz para aguentar as alta demandas industriais e não travar durante o trabalho. Para suportar essa alta velocidade, possui transporte triplo de lubrificação manual.
Contempla em seu kit, transporte triplo de agulha e retrocesso manual, além de agulha DPX17
Esse modelo acompanha estante com regulagem de altura visando a ergonomia e também o conforto do operador. Ademais, possui tampo em madeira revestido em fórmica com régua graduada para facilitar medições durante a costura.
Ficha técnica
SSTC3705 | |
---|---|
Marca | Sun Special |
Cor | Branca |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 100 x 100 x 100 cm |
Peso do produto | 70 kg |
Voltagem | 220 Volts |
A melhor máquina de costura industrial completa
O modelo SSTC3705 da Sun Special traz consigo uma proposta única de costura. Sua anatomia diferenciada permite uma costura muito facilitada do que em outras máquinas seria muito trabalhoso e demorado.
Recomendada para nichos industriais ou costureiros que se focam na produção de carteiras, bolsas e utensílios de geometria complexa.
9 – Singer Heavy Duty HD6805
Como a tradução direta de Heavy Duty é trabalho pesado, conseguimos perceber qual é a proposta dessa máquina de costura. Trabalhar com peças robustas, pesadas e tecidos de difícil manuseio serão o enfoque deste modelo.
Oferece grande variedade de pontos, como reto, zigue-zague e decorativos, além de reforços para maior segurança das costuras e durabilidade das peças.
A máquina conta com mesa extensível para maior área de trabalho e melhor manuseio de tecidos grandes.
Seu ajuste de tensão da linha, do comprimento e largura do ponto permitem excelente controle sobre o tecido e, consequentemente, melhor precisão durante a costura.
Sua alta velocidade de costura advém do motor potente capaz de costurar até 1050 pontos por minuto. Além de ser rápida, também é ajustável, levando assim, a uma costura mais precisa e personalizável ao nível de experiência do operador ou complexidade da costura.
A Heavy Duty HD6805 possui um grande kit de acessórios úteis, tais como diferentes tipos de calcadores, agulhas e bobinas extras. Também possui passador automático de linha para economia de tempo e esforço do alfaiate.
Ficha técnica
Heavy Duty HD6805 | |
---|---|
Marca | Singer |
Cor | Cinza |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 10.2D x 27.9W x 20.3H cm |
Peso do produto | 6,9 kg |
Voltagem | Bivolt |
A melhor máquina de costura industrial e doméstica
A Singer Heavy Duty HD6805 é uma máquina de costura completa. Cheia de acessórios e recursos avançados que lhe ajudarão durante a costura, além de fornecer uma experiência muito agradável ao coser.
Sua robusteza e potência a tornam perfeita para o trabalho com produtos grandes, pesados e de difícil manuseio. Recomendada para quem quer um trabalho profissional, de qualidade e rapidez alta.
Conclusão
É uma tarefa complexa decidir qual máquina de costura comprar. Porém, com as ferramentas que lhe foram dadas aqui, conseguirá escolher com mais assertividade seu produto.
Existem inúmeras máquinas de costura de vários tipos. Nesse caso, as industriais, são máquinas voltadas para o trabalho pesado e exigente. Esses modelos profissionais são requisitados horas a fio para trabalho em cima de tecidos robustos.
É devido a essa alta demanda industrial que os modelos devem ser resistentes e cheios de recursos para a costura dos mais variados tecidos e mais variadas peças. Portanto, seu preço não poderia ser baixo e democrático, afinal, são os produtos que ocupam o topo da categoria.
Porém, como cada caso é um caso, algumas máquinas ainda conseguem permear entre outras categorias, sendo assim, conseguem entregar o melhor dos dois mundos, trabalhando satisfatoriamente em ambos. Operam de forma profissional e não possuem um preço muito salgado.
A seleção de máquinas que nosso time trouxe nessa lista fora pautada em critérios gerais de análise das características relevantes em uma máquina de costura, bem como seu suporte ao operador.
Mas, quem deve fazer as análises últimas é você. Independente do que buscar, ao analisar as características de cada produto com calma e considerar suas necessidades, conseguirá decidir qual é a melhor máquina de costura industrial para você.
Porém, vale lembrar que, cada máquina tem sua proposta e finalidade, portanto, escolher a máquina com um propósito que não condiz com sua fabricação não só não tem sentido, como também o levará a gastos e dores de cabeça desnecessárias.
Procure opiniões de pessoas que já adquiriam esse tipo de equipamento. Cruze fontes de informações, bem qual nossa lista, para que possa escolher com assertividade o seu produto. Além disso, consulte informações do fabricante para ter acesso a dados que estejam faltando em fóruns.
Veja mais
Veja também: Melhores Máquinas de Costura Doméstica: Top 10 modelos