Melhores Máquinas de Costura Doméstica: Top 10 modelos

Existem inúmeros motivos para que alguém compre uma máquina de costura. Reparos, demandas de trabalho, ou até pelo simples prazer da atividade. Independente de qual o seja, é muito importante escolhê-la da maneira correta.

Da mesma maneira que existem vários motivos para a compra da sua máquina, existem inúmeros modelos de máquinas que variam desde o seu tipo, até seus acessórios que as acompanham. São esses detalhes que mudarão completamente o propósito e capacidade de cada máquina.

Nesse artigo nos focaremos nas máquinas do tipo doméstico, cujo enfoque é auxiliar costureiras e alfaiates em serviços mais corriqueiros e menos robustos. Demandas industriais e extrema velocidade de produção ficarão de fora dessa vez.

As máquinas, aqui, listadas divergem, mesmo que para uso doméstico, de uma operação iniciante, até a profissional. Portanto, tentaremos abranger o maior número de pessoas com essa lista.

O enfoque é mostrar que embora sejam de um mesmo tipo, diferentes modelos de diferentes marcas podem e vão divergir bastante em seu design, preço e funções.

O intuito é também mostrar quais são essas diferenças de cada modelo, tal qual, suas funções e, com sorte, tornar sua busca e escolha mais assertiva, salvando-lhe tempo e dinheiro.

Portanto, segue abaixo uma lista feita por nossa equipe das 10 melhores máquinas de costura domésticas.

1Melhor Doméstica
Singer Facilita Pro 4423

2Menor Preço
Lenoxx Multi Point

3Melhor doméstica Simples
Singer Making The Cut M3335

4Melhor doméstica Portátil
Elgin Genius Plus JX4035

Product Features

5Melhor doméstica com o menor preço
Elgin JX-2040 10 pontos

6Melhor doméstica completa
Singer Heavy Duty HD6605

7Melhor doméstica Elgin para Iniciantes
Elgin Pratika JX2051

8Melhor doméstica digital
Brother CE-7700

9Melhor doméstica completa
Elgin JX-4040 36 Pontos

10Melhor doméstica mecânica
Singer M3405

Qual a melhor máquina de costura doméstica para comprar?

A melhor máquina de costura doméstica para comprar é a que cabe em seu bolso e a que satisfaz suas necessidades e vontades. Claro, devemos ponderar as coisas e ir com calma.

O primeiro passo é entender que a proposta desse tipo de máquina é mais suave e branda. Em seguida, alinhar nossas expectativas quanto ao produto e entender se as necessidades envolvidas serão, de fato, solucionadas por esse tipo de modelo.

Ou seja, não existe a melhor máquina de costura doméstica ideal para comprar. Mas, felizmente, existem maneiras inteligentes de fazer nossa escolha se aproximar desse ideal.

Como escolher a melhor máquina de costura doméstica

Acabei de dizer que não existe a melhor máquina de costura doméstica. Porém, existe a melhor máquina de costura doméstica para você.

Como dito anteriormente, as suas necessidades e vontades o guiarão na experiência de costura. Atente-se também em características gerais de cada máquina para poder saber ao certo como resolverá seu problema.

“Adoro fazer bordados e criar desenhos em minhas peças”. Oras, sendo assim, uma máquina com pontos decorativos seria muito vantajosa para o seu caso. É esse o jogo de problema e solução que deve ser explorado em sua busca.

Tipos de máquinas costura domésticas

Existem vários tipos de máquinas disponíveis. Por norma, a maioria dos modelos variam entre mecânicos, eletrônicos e computadorizados, que por sua vez, destrincham-se em várias outras.

As máquinas de costura mecânica são a classe mais básica que existe, operadas manualmente e dotadas dos recursos essenciais. Adequada para iniciantes pela sua facilidade de uso.

Em seguida temos as eletrônicas, cuja principal diferença é a alimentação, diferente das mecânicas, é movida á eletricidade. Além disso, conta com recursos adicionais e mais rebuscados, sendo, portanto, mais avançadas do que as mecânicas.

Por fim, temos as computadorizadas, cuja tecnologia é altamente avançada. Possui inúmeros recursos automatizados e são controladas por computador embutido. Oferecem também uma grande variedade de pontos e seleções de costura. A grande vantagem desse modelo é a sua função de memória para salvamento de padrões, além de possibilidade de transferência de dados entre dispositivos.

Escolha a máquina de costura de acordo com a utilização

A sua utilização deve convergir para as características da máquina escolhida. Partindo da distinção básica, entre mecânica, eletrônica e computadorizada, deverá partir para as mais específicas.

As do tipo overlock são conhecidas pela sua função de acabamento. Por ser projetada para trabalhar com corte e costura ao mesmo tempo, provavelmente será bem vinda em ateliês de costureiras mais experientes e que entendem do assunto.

Máquinas específicas para bordar são especialmente projetadas com recursos especializados, como bastidores de bordado, designs pré-programados e afins. Ideal para quem quer especificamente esta atividade.

Máquinas de costura para quilting são projetadas, como o nome diz, para quilting – acolchoamento-. Ou seja, possuem também recursos específicos para o ramo e uma área de trabalho maior do que as outras máquinas, o que a depender da situação, pode acabar atrapalhando um costureiro que busca portabilidade.

Máquinas de costura de alta velocidade, de braço longo, de braço livre, a lista é grande. Porém, o importante é entender que saber sua utilização é muito importante para não acabar se arrependendo.

Baratas e simples e boa

Pode parecer impossível, mas alguns modelos conseguem ser bons, baratos e bons, basta olhar com cuidado. A maioria será do tipo mecânico.

Nada impede que uma máquina elétrica seja simples, boa e barata. Porém, isso fugiria um pouco de sua natureza e proposta, como dito anteriormente. A ideia de uma máquina elétrica é justamente oferecer recursos adicionais e específicos para o costureiro.

Enquanto isso, as mecânicas conservarão sua simplicidade pela forma de operação, entregarão um bom trabalho e serão baratas pela também simplicidade de seus componentes.

Portanto, se a intenção é um bom custo benefício, ou começar a costurar aposte nas máquinas de costura mecânicas.

Tamanho e peso

O tamanho e peso de uma máquina de costura vão influenciar a sua capacidade de trabalho. Além disso, podem ser fatores limitantes de transporte e operação.

Alguém que precise trabalhar com costura em vários lugares diferentes com sua própria máquina não se beneficiaria muito em ter uma máquina grande e pesada. Afinal, seria obrigada a levá-la consigo para conseguir trabalhar.

Outro ponto muito importante, é saber que o tamanho e peso de uma máquina são consequências de uma estrutura interna e componentes mais robustos e resistentes, além da possibilidade de mais funções. Portanto, as vezes pode ser sábio abrir mão de portabilidade em função de recursos adicionais.

Quantidade de pontos

A quantidade de pontos de uma máquina de costura está ligada geralmente com a finalidade para a qual foi projetada. Em exemplos anteriores, citei a máquina overlock. Esse tipo de máquina possui uma grande variedade de pontos para que a atividade tenha sentido.

Ao analisar a atividade requerida pelo seu serviço e subsequente breve pesquisa, perceberá os pontos essenciais que ela demanda. A partir daí, será capaz de, se quiser, adicionar pontos extras para incrementar seu trabalho ou dar a sua cara para as confecções.

Portanto, a quantidade de pontos não necessariamente precisa ser grande, basta satisfazer as demandas da sua atividade. Ao escolher apenas os pontos iniciais, conseguirá baratear bastante seu modelo.

Fixa ou Portátil

As máquinas fixas tendem a ser mais robustas e maiores. Comportam tecidos mais pesados e de difícil costura. Sendo assim, são recomendadas para trabalhos mais demorados e que exigem mais tanto da máquina, quanto da costureira.

Por outro lado, os modelos portáteis tendem a ser mais leves e menores. Trabalham com tecidos mais leves e suaves. Sendo assim, são recomendados para trabalhos mais rápidos, tranquilos e cotidianos.

Pela diferença de complexidade, as portáteis também tendem a ser uma boa opção para iniciantes no geral, pois seu funcionamento costuma abranger menos funções e peças, facilitando, portanto, o seu uso.

Finalidade

Por fim, a finalidade da máquina deve ser alvo de análise. Por que comprará uma máquina e não costurará manualmente. Na compra, pense quantas e o porquê. Pense na frequência de uso.

Todos os pormenores são importantes. Cada detalhe adicionará mais forma a sua máquina ideal. Tal qual você tem uma finalidade em mente, quem projetou um modelo também tinha, basta alinhá-las

Reparar botões, coser esporádico, brincar com retalhos, voltar a bordar os itens que lhe são importantes. Não importa o que for, cabe a você decidir a finalidade e procurar no mercado a opção que melhor lhe atenda.

Top 10 Melhores Máquinas de Costura domésticas

Tendo em mente o propósito desse artigo, bem como as informações que usamos para nos basear em nossa seleção, começa aqui, a revisão das melhores 10 máquinas de costura doméstica.

Não se esqueça de revisar os pontos citados e checar se faz sentido em sua vida adquirir determinado produto. Cruze informações, cheque opiniões e tire suas próprias conclusões.

Porém, também lembre-se que essa lista só existe para facilitar esse trabalho.

1 – Máquina de costura doméstica Singer Facilita Pro 4423

Modelo mecânico, projetado para trabalhos robustos e pesados, logo, é uma máquina mais resistente e durável. Uma das máquinas mais bem avaliadas de seu segmento.

Conta com 22 tipos de ponto, dentre eles decorativos e elásticos. Possui velocidade de até 1110 pontos por minuto. Portanto, esse modelo além de permitir grande liberdade de costura pela variedade de pontos, ainda realiza o serviço de maneira ágil e eficaz.

Possui passador automático de linha, além de ajuste de comprimento e largura do ponto a mercê da vontade da costureira. Perfeito para detalhamento de costura.

Sua estrutura de metal pesado garante robusteza e durabilidade ao modelo, além da capacidade de trabalhar com peças pesadas e tecidos de difícil manuseio.

Dentre seus acessórios o braço livre também se faz presente, além disso, ressaltamos o calcador de pressão ajustável, afinal, ele junto do passador automático e do ajuste de ponto também garantirá uma costura uniforme e rente.

Ficha técnica

Singer Facilita Pro 4423
MarcaSinger
CorCinza
MaterialMetal
Dimensões do produto39,5×27,5×16 cm
Peso do produto6,4 kg
Voltagem110 ou 220 Volts

Melhor máquina de costura doméstica

A Singer Facilita Pro 4423 é manual, portanto simples; Robusta e durável, portanto capaz de lidar com tecidos pesados; Potente, portanto capaz de costurar de maneira ágil e veloz.

Em resumo é uma máquina de costura doméstica completa e ao mesmo tempo simples. Excelente tanto para iniciantes, quanto para alfaiates mais experientes.

2 – Máquina de costura doméstica Lenoxx Multi Points

O modelo Multi Points da Multilaser tem como seu enfoque, oferecer grande variedade de pontos. Seus 12 pontos, dentre eles costura reta, zigue-zague, bainha invisível e quilting, a tornam uma excelente opção para personalizações e bordados.

Possui luzes LED para melhor visualização da área de trabalho e trabalhos noturnos. Ademais, também possui cortador de linha automático para agilizar o serviço do costureiro.

Esse modelo conta com a possibilidade do uso de bateria, levando a uma maior portabilidade e comodidade em seu uso.

Nela há também ajuste de comprimento e largura de ponto, além de enfiador de agulhas automático. Conjunto muito bem vindo para quem faz uso da máquina por várias horas.

Por ser leve e compacta, é perfeita para serviços em diversos lugares.

Tem uma mesa extensora para aumento do espaço de trabalho, permitindo trabalhar em projetos maiores, ainda velocidade de costura ajustável, para que o operador trabalhe com maior precisão e controle.

Dada sua natureza comercial alavancada, é uma ótima sugestão de presente, já que possui fácil manuseio, ótimos acessórios, é bem compacta e eficaz.

Ficha técnica

Lenoxx Multi Points
MarcaMultilaser
CorBranco
MaterialPlástico
Dimensões do produto‎30 x 15 x 31 cm.
Peso do produto3 kg
VoltagemBivolt

Melhor máquina de costura doméstica pequena

No geral, a Lenoxx Multi Point possui um ótimo custo-benefício e por isso é indicada para profissionais que buscam simplicidade, versatilidade e praticidade em um produto sem perder sua qualidade.

Por mais que seja uma máquina pequena, consegue dar conta da maioria dos trabalhos de costura do dia-a-dia, sejam eles reparos ou bordados.

3 – Máquina de costura doméstica Singer Making the Cut 3335

A máquina Making The Cut 3335 surgiu de uma colaboração entre um programa de TV e a Singer. O enfoque do programa era trazer estilistas para competirem em desafios. Portanto, a proposta desse modelo vai ser pautado nisso. A aura do estilo e criatividade. A costura como arte.

Modelo eletrônico, projetado para os mais diversos públicos, desde o costureiro mais iniciante, até os mais intermediários que buscam evoluir seu nível de trabalho.

Velocidade de costura ajustável, chegando até 750 pontos por minuto

Possui grande variedade de pontos, tais como decorativos e elásticos e suporte para patchwork.

Conta com ajuste de largura e comprimento de ponto para maior liberdade na confecção das peças, além de ponto de retrocesso para melhor acabamento e firmeza na costura. Ademais, possui sistema de passamento automático de linha.

Seu seletor de tensão ajustável de linha garante uma costura uniforme e sem amassados. Ademais, possui sistema drop-in de bobina, para ajudar na colocação da linha.

Outras características são sua mesa extensora que permite maior área de trabalho para peças grandes, e diversos acessórios como pés calcadores agulhas e bobinas

O design, para aqueles que ligam, é moderno e elegante. Seu preço além de competitivo em relação as outras opções do mercado, entrega ótimos recursos.

Ficha técnica

Singer Making the Cut 3335
MarcaSinger
CorAzul
MaterialMetal
Dimensões do produto‎7.62 x 7.62 x 12.7 cm.
Peso do produto6,78 kg
Voltagem110 ou 220 Volts

A melhor máquina doméstica costura simples

Embora tenha um design elegante e bonito. A Making the Cut 3335 da Singer é uma máquina relativamente simples. Conserva o necessário, entrega vários recursos e ainda mantém um preço acessível para a maioria das pessoas.

Recomendamos essa máquina para iniciantes ou intermediários que buscam se aprimorar no mundo da costura.

4 – Máquina de costura doméstica Elgin Genius Plus JX-4035

A máquina Genius Plus JX-4035 da Elgin se destaca pela sua versatilidade. Serve desde costureiros iniciantes, até os mais experientes alfaiates. Dotada de vários recursos para auxiliar durante a costura.

Contém tela LCD com informações acerca da seleção, largura e comprimento do ponto. Ótimo para um trabalho que necessita maior precisão.

A JX4035 possui botão de start/stop para ser operada sem uso de pedal, melhorando a acessibilidade de pessoas com mobilidade limitada.

Possui 35 tipos de pontos, dentre eles retos, zigue-zague e decorativos. A grande variedade de pontos permite que o costureiro explore sua criatividade na costura.

Traz em seus acessórios, passador automático de linha, pés calcadores, bobinas, agulhas e um manual de instruções detalhado.

Braço livre e controle de velocidade ajustável permitem um trabalho eficaz e mais preciso. A mesa extensora aumenta a área de trabalho e melhora a ergonomia do profissional.

Portanto, a Elgin Genius Plus JX4035 é uma excelente máquina de costura eletrônica para quem procura uma máquina versátil e fácil de usar.

Abrange vários públicos por sua versatilidade e combinação de recursos que permitem um uso profissional e ao mesmo tempo facilitado.

Além dos pontos citados, ela se destaca das demais pelo seu preço bem acessível. Consegue rivalizar em qualidade com outras opções e ainda manter uma faixa de preço democrática.

Ficha técnica

Elgin Genius Plus JX-4035
MarcaElgin
CorBranco/Azul
Material———–
Dimensões do produto‎18.6 x 38.5 x 29.2 cm.
Peso do produto6.5 kg
Voltagem110 ou 220 Volts

Melhor Máquina de Costura doméstica e portátil

Portanto, a Elgin Genius Plus JX4035 é uma excelente máquina de costura eletrônica para quem procura uma máquina versátil e fácil de usar. A combinação de recursos permite o aproveitamento de vários públicos.

A sua versatilidade é sua característica mais forte. Pode ser utilizada em inúmeros projetos com inúmeras demandas, que dará conta.

5 – Máquina de costura doméstica Elgin JX-2040 10 pontos

O modelo JX-2040 da Elgin possui em seus recursos básicos os pontos retos, zigue-zague, decorativos e flexíveis. Ademais, tem retrocesso de ponto para reforço das costuras. Modelo popular e versátil da marca.

Por ser leve e compacta, o transporte da Elgin JX-2040 é fácil e seu armazenamento não possui problemas.

Conta com controle de velocidade para ajuste da costura de acordo com a necessidade do alfaiate; Passador automático de linha para economia de tempo e esforço do operador.

Além disso, também possui braço livre para costura de peças tubulares e inclui acessórios diversos, como calcadores, bobinas e agulhas extras.

Seu número de pontos pode variar de 11 a 23 pontos dependendo da versão do modelo. Possui também, nesse caso, em qualquer versão, regulagem de pressão do calcador, garantindo uma alimentação precisa do uniforme.

Por fim, possui luz embutida para trabalho noturno e melhor visibilidade da área de trabalho.

Vale ressaltar que alguns detalhes podem mudar dependendo da versão escolhida do modelo, portanto, fique atento as instruções do fabricante.

Ficha técnica

Elgin JX-2040
MarcaElgin
CorBranco/Rosa
Material————
Dimensões do produto14D x 34W x 26H cm
Peso do produto7 kg
Voltagem220 Volts

Melhor Máquina de Costura doméstica com menor preço

A Elgin JX-2040 possui um excelente preço de mercado para as funções que desempenha. É relativamente leve, não muito volumosa e ainda possui vários recursos úteis.

Seus acessórios também não deixam a desejar e trazem melhor amparo ao alfaiate na hora da costura. Popular e versátil, excelente para costureiros iniciantes.

6 – Máquina de costura doméstica Singer Heavy Duty HD6605

A máquina de costura Heavy Duty HD6605 da Singer é um modelo eletrônico robusto, feito pra vários tipos de tecido. Ótima opção para materiais como couro lona ou jeans devido ao seu motor potente. Confiável e durável.

Possui 32 pontos diferentes, dentre eles decorativos, elásticos e básicos. Sua velocidade de costura ajustável e passador de linha automático a tornam precisa e eficaz na costura.

Também tem braço livre para o coser de peças tubulares e mesa extensora para maior área de trabalho. Garante também a posição do tecido durante a costura através de seu ajuste de pressão do calcador.

Conta com grande variedade de acessórios, como bobinas, agulhas e pés calcadores. Ademais, seu painel LCD exibe informações úteis do ponto durante a costura.

A HD6605 consegue unir a força de uma máquina industrial e a facilidade e tecnologia das máquinas eletrônicas. Não suficiente, ainda consegue ser utilizada como máquina doméstica no dia-a-dia.

Ficha técnica

MarcaSinger
CorCinza
MaterialMetal
Dimensões do produto24.5D x 48W x 38H centímetros
Peso do produto8,4 kg
Voltagem127 Volts ou 220 Volts

Melhor Máquina de costura doméstica completa

Via de regra, a Singer Heavy Duty HD6605 é uma excelente máquina de costura para projetos pesados e robustos. Mas, isso não impede que ela seja utilizada em serviços mais leves, afinal, ainda é uma máquina de costura doméstica.

Vale ressaltar também que, embora possa ser utilizada por iniciantes, a recomendamos para pessoas mais experientes e que já estejam familiarizadas com o equipamento. Sua enorme quantidade de recursos pode acabar confundindo os leigos.

7 – Máquina de costura doméstica Elgin Pratika

Modelo eletrônico da Elgin, a Pratika JX2051 possui vários recursos úteis e que auxiliam na costura.

Possui 51 pontos diferentes, como os básicos, decorativos, elásticos e de quilting. Ademais, o tamanho do ponto é ajustável até 4mm, variando de acordo com a vontade do operador.

Sua velocidade de operação alcança até 750 pontos por minuto, dando conta da maiorias dos serviços de costura comuns.

Conta com ponto de retrocesso para reforço da costura e braço livre. Seu enchedor de bobina automático agiliza a troca e, consequentemente, o trabalho. O sistema de controle de tensão de linha soluciona problemas de alinhamento do tecido.

Tem luz LED para iluminar a área de trabalho e uma variedade de acessórios como pés para zíper, caseado e botão.

Seu design compacto e leve a torna fácil de armazenar e transportar. Somando-se ao seu preço acessível, é uma ótima opção de produto a ser ponderado e uma boa rival para as outras marcas do mercado.

Em geral, a Elgin Pratika JX2051 é uma máquina de costura confiável e fácil de usar, com recursos suficientes para atender às necessidades de costureiros iniciantes e intermediários.

Porém, nem tudo são flores, por não ser uma máquina de grande calibre, se sua demanda é de tecidos grossos e robustos vale a consideração de outros produtos. Mesmo assim, a Elgin Pratika JX2051 ainda é uma excelente opção no geral.

Ficha técnica

Elgin Pratika JX2051
MarcaElgin
CorBranco/Roxo
Material———–
Dimensões do produto15 x 33 x 26 cm.
Peso do produto5,5 kg
Voltagem110 ou 220 Volts

Melhor Máquina de Costura doméstica para iniciantes

Em geral, a Elgin Pratika JX2051 é uma máquina de costura confiável e fácil de usar, com recursos suficientes para atender às necessidades de costureiros iniciantes e intermediários.

Porém, nem tudo são flores, por não ser uma máquina de grande calibre, se a demanda envolve tecidos mais robustos, esse modelo não é a melhor opção, visto que essa não é sua proposta.

8 – Máquina de costura doméstica Brother CE-7700

A Brother CE-7700 é um modelo eletrônico de versátil de alta qualidade. Projetada para atender diversos públicos, possui grande variedade de recursos sem abrir mão de sua simplicidade.

Possui um total de 77 pontos de costura integrados, tais como pontos utilitários, pontos decorativos e pontos para quilt e para patchwork.

O avançado sistema de alimentação de tecido da Brother evita que o tecido fique posicionado de forma irregular, mantendo, então, a uniformidade da costura.

Tem visor LCD para exibição de informações úteis do ponto durante a costura e possível alerta de erros operacionais.

Conta também com iluminação na área de trabalho e sistema de passamento automático de agulha. A velocidade ajustável do modelo permite maior controle e precisão do operador.

A máquina é bem resistente e durável, pois é construída com materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta, vem com bom conjunto de acessórios, tais como calcadores, bobinas e agulhas.

Possui botões de performance, como de escolha de ponto. O ajuste de tensão manual da linha ajuda os costureiros a coser de maneira mais assertiva e precisa.

Ficha técnica

Brother CE-7700
MarcaBrother
CorBranco
Material———–
Dimensões do produto22,5 x 46,5 x 38 cm
Peso do produto5,4 kg
VoltagemAutovolt

Melhor Máquina de Costura doméstica digital

Sua velocidade de 750 pontos por minuto dá conta da maioria do serviços de costura, seus 70 pontos incorporados são mais do que suficientes para bordar e costurar do modo que o alfaiate desejar.

A Brother CE-7700 é uma máquina com muitas funções e com inúmeras opções, além de oferecer opções tecnológicas avançadas para ajudar durante a costura.

9 – Máquina de costura doméstica Elgin JX-4040 36 Pontos

O modelo JX- 4040 da Elgin possui, como sugerido no título, 36 pontos diferentes para o costureiro escolher. Conta com uma enormidade de acessórios e também com uma velocidade de 700 pontos por minuto.

Braço removível com porta acessórios, garantindo mobilidade e segurança durante a costura. Sua luz LED adiciona mais ainda suporte e ergonomia ao operador. Ademais, também conta com prega botões e zíperes. Seu rebaixador de dentes permite a facilidade na aplicação de técnicas de quilting livre e bordado à mão livre.

Sua leveza, tamanho e alça de transporte a tornam uma máquina portátil e muito recomendada para o uso doméstico. O que surpreende é a entrega da enorme variedade de pontos, como flexíveis, overloques, decorativos, triplos reforçados e costura invisível, sem necessitar de uma estrutura muito grande.

O modelo também contempla passador de linha na agulha para facilitar o trabalho e diminui o esforço do costureiro.

Por fim, sua bobina em aço inox e 1 ano de garantia levam, ao cliente, segurança e tranquilidade.

Ficha técnica

Elgin JX-4040
MarcaElgin
CorBranco
Material—–
Dimensões do produto30 x 42 x 17 cm
Peso do produto5,8 kg
Voltagem127 ou 220 Volts

Melhor Máquina de Costura doméstica completa

A máquina de costura JX-4040 da Elgin é um modelo cheio de pontos diferentes e úteis. Sua especificações são as de uma máquina portátil e doméstica. Portanto, a combinação de qualidade de trabalho e conforto garantida ao operador a tornam excepcional.

Recomendamos para todos que desejam uma máquina de qualidade e muito bem avaliada.

10 – Máquina de costura doméstica Singer M3205

A Singer M3205 é um modelo com grande número de pontos, dentre eles básicos, decorativos e flexíveis. Enfiador de linha automático para auxílio no início da costura e braço livre para facilitar a costura em áreas de difícil acesso, como em peças tubulares.

Sua estrutura sólida e resistente foi projetada para oferecer estabilidade durante a costura e garantir até mesmo a possibilidade de trabalho em tecidos mais pesados e firmes.

Conta com controle de tensão da linha para o manuseio em diferentes tecidos com maior precisão de trabalho. Possui função de costura reversa para reforço de pontos sensíveis ou que mereçam maior atenção em uma peça.

O controle de velocidade permite o ajuste ideal da velocidade de operação conforme as necessidades da costureira, levando a uma melhor e mais prazerosa atividade. O modelo possui também, em seu kit, um grande número de acessórios, dentre eles calcadores, agulhas extras e bobinas.

Ficha técnica

Singer M3205
MarcaSinger
CorBranco/Azul
MaterialMetal
Dimensões do produto19.5D x 38W x 30H centímetros
Peso do produto6 kg
Voltagem127 Volts ou 220 Volts

Melhor Máquina de Costura doméstica mecânica

A Singer M3205 é um modelo mecânico que oferece estrutura firme e resistente para trabalhar com inúmero tipos de tecido. Sua estrutura e recursos permitem um trabalho preciso, prazeroso e ágil.

Sua velocidade de 750 pontos por minuto e total de 23 pontos a tornam uma máquina rápida e versátil, pronta para vários tipos de serviços diferentes. Ademais, sua portabilidade também é alta.

Conclusão

Uma máquina de costura irá variar em muitos aspectos, até mesmo as de igual segmento, no caso, as domésticas. Cada fabricante projetou a sua máquina com uma finalidade em mente. Ir contra a proposta de cada uma é sem sentido, afinal, seria igual pregar um prego usando uma colher, ou tomar sopa usando um martelo.

O melhor posicionamento sempre será analisar as circunstâncias em que você se encontra no momento, suas necessidades e vontades e alinhá-las com a finalidade da máquina.

As máquinas domésticas, embora façam parte de uma seleção mais simples, ainda podem apresentar modelos extremamente complexos dos três tipos – mecânico, eletrônico e computadorizado-. Por isso, detalhes como controle de ponto, controle de tensão, velocidade de operação, peso, acessórios, entre outros, são fundamentais em sua escolha.

Sempre cheque acessórios extras que acompanham o modelo, pois eles podem também fazer toda a diferença na sua experiência de costura. Bobinas a mais podem lhe salvar de uma peça inacabada num domingo, agulhas extras conseguem poupar muito tempo de procura.

Muito importante, também, entender suas limitações, sejam elas de compra, sejam elas de habilidade ou espaciais. De nada adianta comprar uma máquina com os últimos recursos tecnológicos sem que se tenha experiência para usá-la, seria apenas perda de tempo.

Analogamente, de nada adianta se endividar ou comprar uma máquina cujo espaço da sua casa não a comporte. Pense em cada possível limitação que o impediria e a coloque na balança.

No final, não existe a melhor máquina de costura doméstica ideal. Existe a que se encaixa em sua realidade, foque em descobri-la. Use nossa lista para te auxiliar na tarefa sempre que estiver em dúvida.

Podemos indicar as melhores máquinas domésticas em nossa opinião e considerando os pontos citados, mas só você terá certeza plena de qual é a melhor para si.

Veja mais

Melhores Máquinas de Costura

As Melhores Máquina de Costura Elgin de 2023

Melhores Máquinas de Costura Industrial: As 9 melhores

Melhores Máquinas de Costura Portátil

Melhores Máquinas de Costura Singer

Qual a melhor máquina de costura para iniciantes?

Picture of Bianca Cardoso
Bianca Cardoso
Sempre tive interesse por moda e costura, e quando era mais nova, fiz um curso para aprimorar minhas habilidades. Atualmente comecei a compartilhar meu conhecimento sobre costura no blog Vitrine da Costura. É gratificante poder ajudar as pessoas a descobrir a alegria de criar suas próprias roupas e acessórios, e espero poder inspirar mais pessoas a se interessarem por essa arte.