Muitos costureiros buscam uma máquina de costura para facilitar e agilizar seu trabalho, afinal, ferramentas têm a capacidade de melhorar nossa qualidade de operação e até mesmo nos proporcionar bons momentos de produção.
Muitos aspectos devem ser considerados nessa escolha, obviamente. Cada pessoa terá necessidades diferentes e através delas estabelecerá uma hierarquia de características para sua escolha pessoal de tais ferramentas.
Não existe melhor nem pior, apenas, o que você precisa mais e o que você precisa menos. Logo, a portabilidade é uma característica tão importante quanto as outras.
Como existem vários pontos que influenciam na portabilidade como, peso, tamanho, forma, entre outros, nosso time separou com carinho as melhores máquinas de costura portáteis para não ter que se preocupar com isso.
Portátil Singer M2405
Product Features
Portátil Elgin Genius Plus JX4035
Product Features
Portátil Lenoxx Multi Points
Product Features
Portátil Elgin Pratika
Product Features
Portátil Singer Starlet 6660
Product Features
Portátil Philco PMC16BP
Product Features
Amvox Portátil 12 Pontos
Product Features
Singer M3405
Product Features
Portátil Elgin Bella
Product Features
Elgin Portátil Overlock 1000
Product Features
O que é uma Máquina de Costura Portátil?
Primeiramente, portátil, por definição, é algo que se pode transportar com facilidade, algo que não é fixo. Logo, uma máquina de costura portátil é aquela que se encaixa na definição acima.
Modelos, mais simples, menos robustos, menos pesados, menos volumosos, e por aí vai. Porém, a parte interessante da ponderação é a relação de portabilidade de uma máquina com outros atributos importantes.
Uma máquina com um altíssimo nível de portabilidade, frequentemente, embora não obrigatoriamente, se apresentará com menos recursos, logo, menos opções de costura. Se por um lado reduzimos o peso por retirada de material, por outro aumentamos a fragilidade da estrutura.
Portanto, a dificuldade maior em escolher uma máquina de costura portátil, é achar o balanço ideal entre facilidade de transporte ou simplicidade de manuseio, e funções desejadas ou qualidade de trabalho.
Vale ressaltar também que o preço entra na jogada. Uma máquina portátil e que conserve uma grande qualidade de trabalho será mais cara, afinal, contempla o melhor dos dois mundos.
Como escolher a melhor máquina de costura
Como dito anteriormente, algumas características influenciam na portabilidade de um objeto. São elas:
- Tamanho e peso
- Design e formato
- Materiais de construção
- Sistemas de transporte
- Capacidade de desmontar
- Proteção e embalagem
- Tecnologia e conectividade
Cada máquina terá uma espécie de “pontuação de portabilidade” com base nos quesitos acima. Quanto maior for essa pontuação, mais portátil, consequentemente, mais assertiva será sua escolha.
Tipos de Máquinas de Costura Portáteis
Ao observar o mercado, nos deparamos com opções limitadas. Entendê-las é de suma importância na hora de fazer sua escolha.
Existem, até então, dois tipos de máquinas de costura. Mecânicas e elétricas, cada uma com suas diferenças e vantagens. Geralmente diferenciam-se em alimentação, controle de velocidade, quantidade de recursos e simplicidade.
Enquanto máquinas mecânicas são alimentadas manualmente, as elétricas, obviamente, são por eletricidade, seja por bateria, seja diretamente conectada a uma tomada.
A velocidade de uma máquina mecânica advém do controle de velocidade do operador; enquanto a de uma elétrica é controlada por botões e manípulos.
As mecânicas também geralmente possuem menos recursos automáticos do que as elétricas, a exemplo dos passadores ou tensionadores de linha. Porém, geralmente as mecânicas são mais simples tanto em operação, quanto em design.
Tamanho e o Peso da Máquina de Costura Portátil
Geralmente, todas as máquinas de costura portáteis serão leves. Porém, o leve dentro da categoria das portáteis pode entrar em debate.
Enquanto as mais leves da categoria pesam em média de 2 a 3 Kg e são projetadas para serviços mais simples e manuseio prático; as mais pesadas pesam em média de 6 a 7 Kg e são projetadas para serviços mais robustos e complexos.
Temos também o meio termo da categoria – 3 a 5 Kg – que consegue desempenhar a maioria das funções requisitadas e suprir necessidades de costura sem deixar tanto de lado a portabilidade. Na verdade, essa é a faixa que recomendamos, já que une os dois mundos, mas, no final, tudo dependerá das suas necessidades.
Vale lembrar que essas características serão altamente influenciadas pelos modelos e designs, ou seja, as vezes marcas diferentes de um modelo similar podem trazem uma grande diferença tanto do peso, quanto das características de cada uma.
Pontos Decorativos
Embora uma característica bem comum, pontos decorativos não são obrigatórios, logo devem ter sua atenção.
Existem máquinas extremamente simples que somente entregam pontos básicos, já outras entregam uma enormidade de opções para sua costura. Obviamente, isso impacta no preço da máquina e em sua estrutura e design.
Ao checar se o seu modelo de interesse entrega pontos decorativos, consegue afunilar melhor sua pesquisa e convergir sua compra de acordo com suas necessidades artísticas.
Como cada adição de ponto requer mais uma configuração para a máquina operar, o preço aumentará. Ou seja, vale a pena prestar atenção se é, de fato, uma necessidade tê-los automáticos ou se compensa mais adicionar algum detalhe manualmente em sua peça.
Máquinas com Guia de Como Colocar a Linha
Esse detalhe mínimo pode fazer grande diferença em sua experiência de costura. Pode parecer simples, mas o encaixe errado da linha pode impedir o funcionamento da máquina de costura.
Máquinas de costura possuem um sistema de funcionamento específico e projetado para operar de maneira também específica. Se algo foge do programado, no caso, a linha mal introduzida, é de se esperar que a operação seja interrompida.
Obviamente, esse é um detalhe que pode ser ignorado. Porém, é um pormenor que faz a diferença para iniciantes ou quem ainda não se acostumou com as formas de utilizar o modelo.
Se você costuma ser uma pessoa desastrada ou desatenta, certamente é um detalhe que lhe ajudará no dia-a-dia, portanto, também pode ser considerado em nossa lista.
Laçamento Automático
O laçamento de uma linha com a próxima da costura acontece, geralmente, de maneira automática. As máquinas possuem um sistema que embora possam divergir entre si, facilitam esse processo complexo.
Mexer com linha, passar por vários lugares, tomar cuidado para não cruzar onde não deve. Esses erros são dores de cabeça bem frequentes para iniciantes, por isso os fabricantes projetam as máquinas de costura para fazer esse serviço automático.
Nesse caso, o preço provavelmente não entrará em jogo, pois a maioria dos modelos faz isso, porém, ainda vale o cuidado na hora de escolher.
Bobina Automaticamente
A bobina é uma peça da máquina de costura que serve como um carretel de linha embutido. O costureiro deve comprar seus carretéis de linha a parte e passar a linha para a bobina, que por sua vez, será usada pela máquina como carretel próprio.
Ou seja, encher um carretel com linha é chato e demorado, quem dirá um com uma linha de costura. Portanto, buscar um modelo que faça essa função de modo automático salvará muito tempo e evitará aborrecimento.
Novamente, essa automação não é nada de mais e a maioria esmagadora dos modelos a possuem, porém, vale sempre o cuidado de conferir.
Acessórios
Aqui que grande parte dos modelos divergem. Cada máquina de costura vem, ou não, com seu próprio kit de acessórios.
Algumas com escovinhas de limpeza e passadores de linhas, outras com calcadores e braços livres, algumas sequer vêm com acessórios.
Neste ponto, é muito importante reconsiderar suas necessidades e vontades. Um acessório pode ser muito útil ao coser. Às vezes, compensa pegar um modelo com menos acessórios e comprá-los a parte. Tudo girará em torno de como seu trabalho se dará e seu estilo de costura se manifestará.
O preço varia concomitantemente ao número e a qualidade dos acessórios.
Voltagem
Um detalhe que frequentemente passa despercebido é a voltagem do aparelho. Isso afetará diretamente sua capacidade de uso.
Alguns modelos são 127, outros 220 Volts. Porém, em sua maioria, as máquinas de costura são Bivolt. Porém, se não se atentar a isso poderá acabar danificando seu aparelho.
Além disso, dependendo do modelo, a voltagem pode reduzir seu espaço de trabalho. Um costureiro que trabalhará fora poderá ter que trocar de máquina dependendo da tensão elétrica do recinto que foi trabalhar, por exemplo.
Fique atento e cheque a sincronia das voltagens para não acabar devolvendo o aparelho.
Top 9 Melhores Máquinas de Costura Portáteis
Dadas todas as informações acima, você já tem o poder de escolher a dedo máquina de costura que mais se adéque a você, às suas necessidades e ao seu estilo de costura.
Porém, nossa equipe decidiu trazer uma lista das 10 melhores máquinas de costura portáteis para facilitar sua escolha e diminuir seu tempo gasto com essa tarefa.
Nossos critérios são um aglomerado das características já citadas.
1 – Portátil Singer M2405
A Singer M2405 é uma máquina de costura do tipo mecânica perfeita para iniciantes e até intermediários. Possui alta curva de aprendizado e por ser uma máquina muito simples, não apresenta grandes desafios para um novato na costura.
Seus ponto zigue-zague, funções de costura de botão e zíper e braço livre facilitam a vida do costureiro ainda mais. Além de trazer maior liberdade no estilo e na forma, pois conta com acerto de largura e comprimento do ponto
Sua velocidade de até 750 PPM (Pontos por minuto) a tornam uma máquina de alto nível e trabalho eficiente. A velocidade ainda é ajustável para que iniciantes possam trabalhar de maneira precisa e sem pressa na confecção da peça.
Dispõe em seu kit um conjunto de acessórios, como bobinas, calcadores e agulhas. Além de passador de linha automático para melhor fluidez de trabalho
Leve, pequena e de fácil transporte. A Singer M2405 também é fácil de operar com botões intuitivos para ajustes de tensão.
Diferente das demais máquinas, esse modelo possui bobina transparente, permitindo assim, a troca eficiente e impedindo que a linha acabe no meio da peça
Vale ressaltar que sua proposta é de um trabalho mais simples e menos robusto, porém, ainda oferece tudo o que você precisa para começar a costurar com confiança, segurança e qualidade.
Ficha técnica
Portátil Singer M2405 | |
---|---|
Marca | Singer |
Cor | Branco |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 39 x 19 x 29 cm. |
Peso do produto | 5.4 Quilogramas |
Voltagem | 127 ou 220 Volts |
Melhor Máquina de Costura Portátil e pequena
A Singer M2405 é perfeita para serviços de médio e pequeno porte, devido a sua estrutura pequena e portátil. Capaz de realizar a maioria dos trabalhos de costura e dar suporte para costureiros sem extravasar em seu design.
Por ser dotada de vários acessórios e recursos intuitivos, é uma das melhores opções no mercado considerando seu custo benefício.
2 – Portátil Elgin Genius Plus JX-4035
A máquina eletrônica Elgin Genius Plus Jx-4035 se destaca pela sua versatilidade. Serve para os mais variados trabalhos e costureiros, além de acompanhar inúmeros recursos.
Sua tela LCD permite a seleção de largura e comprimento do ponto para um trabalho de maior precisão e detalhe de confecção.
Além disso, possui 35 pontos diferentes, tais como retos, zigue-zague e de acabamento. A única limitação acaba por ser a criatividade da costureira.
Conta com botão de start/stop para operação sem uso de pedal, tornando-a assim, uma boa opção para quem possui mobilidade limitada.
O seu kit possui também passador automático de linha e controle de velocidade ajustável para melhor adequação do tecido e do ritmo de trabalho do alfaiate. Ademais, possui braço livre para auxiliar na costura de peças cilíndricas.
Junto da máquina, vêm acessórios diversos, como pés calcadores, bobinas, agulhas e manual de instrução detalhado. Acompanha também mesa extensora para expansão da área de trabalho.
Ou seja, a Elgin Genius Plus JX-4035 é uma excelente máquina de costura eletrônica, pois é versátil, fácil de usar e abrange vários públicos devido a combinação de recursos intuitivos e profissionais.
Ficha técnica
Elgin Genius Plus JX-4035 | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco/Azul |
Material | —— |
Dimensões do produto | 18.6 x 38.5 x 29.2 cm. |
Peso do produto | 6,5 Kg |
Voltagem | 110 ou 220 Volts |
Melhor Máquina de Costura Portátil e doméstica
A Genius Plus JX-4035 consegue entregar inúmeras funções, ser portátil, leve e ainda versátil. A combinação de recursos permitem que o usuário tenha uma experiência profissional sem necessariamente ter a habilidade de um.
Além disso, seu preço democrático em combinação com a qualidade de entrega a tornam uma rival muito forte em comparação às outras opções do mercado.
3 – Portátil Lenoxx Multi Points
A Lenoxx Multi Point tem enfoque, como o nome indica, em seu número de pontos, sem perder a portabilidade e simplicidade. O total de 12 pontos, incluindo zigue-zague, overlock e quilting a tornam excelente para trabalhos artísticos e criativos.
Conta com luzes de LED para trabalho até mesmo a noite e cortador automático de linha.
Esse modelo possui uma bateria como opção de alimentação, portanto, a costureira terá maior liberdade para trabalhar. Ponto muito considerável em quesito de portabilidade.
Possui ajuste de comprimento e largura de ponto, além de passador de agulha automático. Ou seja, menos tempo será gasto na costura e a experiência será muito mais prazerosa.
Leve, muito compacta e pequena. Excelente para serviços rápidos e com pouca robustez.
Por ser pequena, a Lenoxx Multi Point possui mesa extensora para compensar sua falta de espaço para trabalho, cobrindo então, pontos sensíveis de seu design. Conta com velocidade de costura ajustável para precisão e controle de trabalho.
Vem com garantia de 12 meses que cobrem defeitos de fabricação ou problemas durante o uso normal da máquina.
Ótima sugestão de presente, afinal, é de fácil manuseio, tem ótimos acessórios, é compacta e possui um preço muito atraente.
Porém, vale ressaltar que, como esse modelo não possui a mesma capacidade de costura e nem os mesmos recursos avançados de uma máquina robusta industrial, seu uso é limitado a trabalhos menores e menos pesados, afinal, essa não é sua proposta.
No geral, a Lenoxx Multi Point possui um ótimo custo-benefício e por isso é indicada para profissionais que buscam simplicidade, versatilidade e praticidade em um produto sem perder sua qualidade.
Ficha técnica
Lenoxx Multi Points | |
---|---|
Marca | Multilaser |
Cor | Branco |
Material | Plástico |
Dimensões do produto | 30 x 15 x 31 cm. |
Peso do produto | 3 Kg |
Voltagem | Bivolt |
Melhor Máquina de Costura Portátil boa e Barata
No geral, a Lenoxx Multi Point possui um ótimo custo-benefício e por isso é indicada para profissionais que buscam simplicidade, versatilidade e praticidade em um produto sem perder sua qualidade.
Muito boa para reparos pequenos e usos pontuais. Conta com bons recursos de costura, além de características que facilitam a vida do costureiro e acessórios que suprem alguns dos defeitos do modelo.
4 – Portátil Elgin Pratika
A máquina de costura Elgin Pratika JX2051 é uma máquina de costura eletrônica que oferece muitos ajustes e recursos para o Alfaiate trabalhar de maneira profissional.
Possui 51 pontos diferentes, como básicos, decorativos, para quilting e até elásticos. Conta também com ajuste de ponto de até 4mm.
Esse modelo chega a uma velocidade de até 750 pontos por minuto. Portanto, a maioria dos projetos serão contemplados com uma máquina dessa potência.
Seu ponto de retrocesso permite reforços de costura caso necessário, tornando-a uma grande aliada em confecções e reparos de alta demanda. Essencial para costureiras que buscam aumentar seu nível na atividade.
A máquina também possui braço livre para trabalho em áreas de difícil acesso, como mangas e calças.
Além de tudo isso, conta com enchedor de bobina automático para fins práticos e controle de tensão de linha para ajuste do tecido e fluidez na costura.
Possui luz de LED e um leque de acessórios, como pés para zíper, botão e caseado, além de agulhas e bobinas extras.
Por fim, seu design compacto e leve a torna fácil de armazenar e transportar. Somando-se ao seu preço acessível, é uma ótima opção de produto a ser ponderado.
Ficha técnica
Elgin Pratika | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco/Roxo |
Material | ———— |
Dimensões do produto | 15 x 33 x 26 cm. |
Peso do produto | 5,5 Kg |
Voltagem | 110 ou 220 Volts |
Melhor Máquina de Costura Portátil Custo-Benefício
Em geral, a Elgin Pratika JX2051 é uma máquina de costura confiável e fácil de usar, com recursos suficientes para atender às necessidades de costureiros iniciantes e intermediários.
Porém, nem tudo são flores, por não ser uma máquina de grande calibre, se sua demanda é de tecidos grossos e robustos, vale a consideração de outros produtos. Mesmo assim, a Elgin Pratika JX2051 ainda é uma excelente escolha.
5 – Portátil Singer Starlet 6660
Projetada para compilar inúmeras funcionalidades e recursos avançados, a Starlet 6660 da Singer é um modelo eletrônico que nosso time recomenda tanto para iniciantes, quanto para os mais experientes.
Possui 60 pontos de costura para confecções, bordados e reparos. Dentre eles, pontos básicos, elásticos, decorativos e utilitários.
Conta também com costura automática de botão e braço livre.
Sua tela LCD, o controle ajustável de velocidade e o passador automático de linha permitem que a costureira tenha enorme domínio sobre a peça e facilidade para detalhar a costura ao seu modo.
Além disso, seu ajuste automático de tensão da linha auxilia na uniformidade do tecido, permitindo uma confecção mais assertiva e precisa. Recurso muito bem-vindo para iniciantes no serviço.
Ao escolher esse modelo, o alfaiate se depara com uma enormidade de recursos avançados para trabalhar e desenvolver sua técnica. A máquina também dá suporte para inúmeros tipos de tecido, tornando-a um modelo útil e versátil.
Ficha técnica
Singer Starlet 6660 | |
---|---|
Marca | Singer |
Cor | Branco |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 21.1D x 42.5W x 32.9H centímetros |
Peso do produto | 8,1 kg |
Voltagem | 127 ou 220 Volts |
Melhor Máquina de Costura Portátil eletrônica
A Singer Starlet 6660 é excelente para iniciantes, pois cobre uma enorme variedade de funções sem que perca sua facilidade de uso e suporte de atividade.
Seus recursos avançados e automáticos a tornam muito conveniente para quem está começando na costura. Por outro lado, profissionais também usufruem desse modelo pela alta qualidade de operação e versatilidade de trabalho com inúmeros tecidos.
6 – Portátil Philco PMC16BP
O modelo PMC16BP da Philco é compacto e muito leve, ideal para levar consigo em qualquer trabalho fora da oficina de costura. Além de sua grande portabilidade, sua dupla voltagem(Bivolt) tira uma das dores de cabeça mais comuns ao sair para trabalhar. Combinar voltagem da máquina com a residência.
Sua alça de transporte soma mais ainda em seu pacote de recursos que aumentam sua portabilidade.
Possui 16 pontos diferentes, dentre eles reto, zigue-zague e até mesmo reverso para lidar com tecidos mais pesados ou que precisem de reforço na costura.
Conta também com luzes de LED para o trabalho noturno e melhor visualização da área de trabalho, e sistema de rebobinamento automático, facilitando assim a fluidez e prazer da atividade.
O controle automático de velocidade da máquina permite que a costureira possa trabalhar apenas se preocupando com a precisão do ponto ser utilizado.
Além disso, possui cortador de linha e passador automático de linha, evitando o corte manual com tesoura, portanto, agilizando todo o trabalho.
Ficha técnica
Philco PMC16BP | |
---|---|
Marca | Philco |
Cor | Branco/Azul |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 38.3D x 17.2W x 31.5H cm |
Peso do produto | 2,47 kg |
Voltagem | Bivolt |
Melhor Máquina de Costura Portátil
As características da Philco PMC16BP, como alça de transporte, baixo peso, dimensões reduzidas e ser bivolt a tornam um dos modelos, se não o mais, portátil do mercado.
Ainda que pequena, consegue realizar alguns serviços médios e pesados se a demanda for adequada. Muitas avaliações dos usuários a condecoram como uma máquina de fácil uso, o que não é de se espantar, afinal, ela é muito simples e possui recursos intuitivos.
Perfeita para quem está começando na costura e gostaria de aprender com a ajuda desse tipo de ferramenta.
7 – Amvox Portátil 12 Pontos
Modelo bem leve e pequeno. Possui só 2,4 kg, ou seja, ideal para pequenos reparos no dia-a-dia, projetos simples. Recomendamos para quem tenha pequenas demandas e não trabalhe horas a fio com isso.
Por mais que ela seja portátil, compacta e leve, conta com acessórios que a tornam bem versátil e útil. Seu braço livre para costura de mangas ou qualquer peça cilíndrica no geral, combinado com sua iluminação para trabalho noturno e cortador de linha, não só ajudam o alfaiate em sua costura, como tornam a atividade fluida e menos demorada.
Possui 2 velocidades selecionáveis para que a costureira escolha conforme sua necessidade e capacidade de trabalho. É muito comum iniciantes terem dificuldade com a velocidade de operação de máquinas de costura, daí a utilidade dessa função.
Seu modelo conta com 12 pontos diferentes, como retos, zigue-zague e decorativos. O suficiente para a maioria das demandas do cotidiano.
Por fim, existem muitas avaliações positivas acerca desse modelo na internet. Sendo assim, a máquina portátil da Amvox é mais do que recomendada por nós.
Ficha técnica
Amvox Portátil 12 Pontos | |
---|---|
Marca | Amvox |
Cor | Vermelho/Branco |
Material | ———– |
Dimensões do produto | 30 x 12 x 28 cm |
Peso do produto | 2,4 kg |
Voltagem | Bivolt |
Melhor Máquina de Costura Portátil 12 pontos
Por ser leve, compacta, barata e portátil, esse modelo da Amvox é uma excelente opção para iniciantes que querem começar a se aventurar pelo mundo da costura. A máquina conta com acessórios e recursos muito atraentes, principalmente para novatos.
Mesmo pequena, consegue dar conta da maioria dos trabalhos de costura do dia-a-dia e por isso recebe vários elogios de usuários na internet.
8 – Singer M3405
Tal qual a M2405, a Singer M3405 é versátil, fácil de utilizar e possui design e recursos intuitivos. Porém, essa possui um leque muito mais variado de opções para que o usuário possa usufruir da melhor maneira possível.
Conta com 23 pontos em vez de 5, como é o caso da primeira. Possui velocidade de até 750 pontos por minuto, ou seja, sua costura é mais veloz do que o necessário para serviços gerias. Assim como a M2305, tem largura e comprimento de pontos ajustáveis.
Também possui LED para iluminação da área de trabalho, e braço livre para auxílio do trabalho em peças tubulares.
Sua portabilidade também é advinda de sua alça para transporte, tornando-a boa opção para trabalhos em várias localidades.
Ficha técnica
Singer M3405 | |
---|---|
Marca | Singer |
Cor | Branco/Roxo |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 30x38x19.5 cm |
Peso do produto | 6 Kg |
Voltagem | 127 ou 220 Volts |
Melhor máquina de costura Singer portátil doméstica
A M3405 é a máquina de costura que trouxe as melhorias que sua irmã mais nova, a 2405 precisava, sem deixar as vantagens de uma máquina pequena e portátil de lado.
Esse modelo cobre uma variedade maior de recursos e ampara com maior eficiência o costureiro enquanto mantém um preço acessível a maioria do público
9 – Portátil Elgin Bella
A Elgin é famosa por fabricar máquinas de costura de qualidade, a Elgin Bella não seria uma exceção. Máquina de costura mecânica projetada para lidar com necessidades básicas enquanto conserva a portabilidade de um modelo menos robusto.
Possui grande variedade de pontos, dentre eles zigue-zague, reto e para acabamentos. Além disso, conta com ajustes em seu comprimento e largura. Uma grande variedade de pontos opção de customização possibilitam o trabalho em várias confecções e a liberdade na criatividade.
O Passador de linha, a luz de LED e o braço livre melhoram a ergonomia de trabalho e trazem conforto para o operador. Trabalhar com vários recursos é muito importante, mas de nada vale se em troca disso, é jogada fora a saúde da costureira.
Possui caixa de bobina transparente para facilmente verificar a quantidade de linha disponível, impedindo que acabe no meio de um trabalho.
Por último, mas não menos importante, a Elgin Bella conta com acessórios de auxílio do operador. Calcadores para zíper e botões, bobinas e agulhas extras são alguns deles.
Ficha técnica
Elgin Bella | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco/Rosa |
Material | ———- |
Dimensões do produto | 12D x 30W x 26H centímetros |
Peso do produto | 1,9 kg |
Voltagem | Bivolt |
Portátil Elgin Bella é a melhor máquina de costura Singer digital
Vale ressaltar que suas características podem variar de acordo com atualizações feitas pela marca. Porém, por norma, a Elgin Bella é uma máquina confiável e conveniente para tarefas domésticas de costura básica.
A recomendamos para todo iniciante que esteja em busca de uma máquina portátil e acessível. Além de funções úteis, seu preço costuma ser bem democrático.
10 – Elgin Portátil Overlock 1000
A Overlock 1000 teve a capacidade de unir o melhor dos dois mundos. A simplicidade, leveza e praticidade de uma máquina portátil e o profissionalismo e acabamento de uma máquina overlock. Sua criatividade poderá ser trabalhada sem abdicar da facilidade das máquinas portáteis.
Esse modelo possui a incrível velocidade de até 1300 pontos por minuto, permitindo uma costura mais ágil e robusta. Ou seja, capaz de trabalhar com tecidos um pouco mais robustos e pesados do que as outras citadas aqui.
Conta com braço livre removível para maior área de trabalho, overlock estreito, largo, bainha enrolada e com 3 ou 4 linhas se necessário.
Obviamente, conta com ajuste de largura e comprimento dos pontos, além de controle de velocidade e passador de linha identificado por cores. Sua luz LED permite o trabalho noturno.
A Elgin Overlock 1000 é um dos únicos modelos, se não o único, com DVD de manejo para melhor compreensão de suas funções e operações.
Ficha técnica
Elgin Portátil Overlock 1000 | |
---|---|
Marca | Elgin |
Cor | Branco |
Material | Metal |
Dimensões do produto | 29D x 29.5W x 27H centímetros |
Peso do produto | 5,5 kg |
Voltagem | 110ou 220 Volts |
Melhor Máquina de Costura Portátil com 1300 pontos por minuto
A Overlock 1000 da Elgin, por ser uma mistura dos dois mundos, consegue entregar um excelente resultado de operação com sua incrível velocidade de 1300 pontos por minuto.
As suas avaliações beiram a maior nota possível dada sua capacidade de trabalho abrangente. Sua versatilidade conquista também por aplicar diversos pontos e permitir que costureiras trabalhem em cima de sua criatividade e ainda produzir peças muito bem reforçadas.
Conclusão
Máquinas de costuras de uma única categoria ainda variam muito em seus aspectos de modelo para modelo. Cabe a você encontrar a que mais se adéque as suas necessidades e que satisfaça suas vontades.
Porém, não se esqueça de que, como visto nos exemplos acima, não é por uma máquina ser pequena e portátil, que ela será pouco potente ou deficiente de recursos. Muitos modelos conseguem até ser melhores que outros de categorias mais robustas e pesadas.
Busque sempre analisar a portabilidade conforme os aspectos citados no começo do artigo, além de compará-los suas demandas reais. Cada máquina terá uma proposta. Escolher o modelo mais barato, mais simples e com menos recursos esperando que ele faça o serviço de uma máquina industrial é desilusão.
Por mais negligenciado que seja, sempre recomendamos que abra e veja as indicações do fabricante acerca da máquina e suas limitações. Todas as suas dúvidas finais serão sanadas nesse documento. Afinal, quem melhor para conhecer uma máquina do que quem a construiu?
Sempre que estiver em dúvida sobre a assertividade das recomendações, vá em algum fórum de discussão para que pessoas reais, com experiências reais possam lhe aconselhar e lhe dar sua opinião.
A costura da sua peça, por mais contra intuitivo que isso seja, não é a única coisa que importa ao ser analisada a qualidade de uma máquina de costura. Muitos fabricantes gastam seu tempo pensando em recursos que vão melhoras a experiência do usuário e isso deve ser considerado.
Um braço livre, um cortador automático de linha, passador de agulha. Por mais que esses itens não interfiram tanto na qualidade da costura quando um reforço de linha, todos eles melhoram a experiência de costura, tornando-a mais prazerosa, mais fluida… Mais divertida!
Considere aspectos frequentemente negligenciados e, inevitavelmente, se encontrará tomando decisões melhores e mais assertivas, nesse caso, da sua tão querida máquina de costura.